Educação on line

segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Olá moçada,

Como havia prometido, descreverei um pouco sobre a utilização da Filosofia 5S em uma mudança domiciliar.

 

Acredito que em todas as mudanças são iguais. Encaixotar utensílios, livros e etc. Desmontar móveis (machucar os dedos), quebrar algumas coisas, carregar caminhão, transportar para o novo endereço, descarregar o caminhão, carregar tudo, montar e guardar seus objetos nos devidos lugares. Mas e o 5S nessa história.

Vou separar as tarefas de acordo com as cinco etapas, então “simbora”:

·         SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO

Ao começar a retirar os objetos dos seus esconderijos, vira e meche devemos nos perguntar: Ainda precisarei disto? É tão importante para eu manter este(s) objeto?

Com essas perguntas, joguei inúmeras folhas, rascunhos, apostilas impressas que adquiri nos cursos que fiz, incluindo os dois cursos técnicos, e as graduações tecnológica e bacharelado.

Resultado => Deixei de carregar aproximadamente quatro caixas médias.

·         SEITON – SENSO DE ORGANIZAÇÃO

Em uma mudança, se não tivermos organização ou pelo menos um pouco dela, nos perderemos e para retomarmos o caminho, será mais demorado.

Primeiro, deve-se embalar os objetos que não utilizamos em nosso dia a dia, porque, durante o processo de embalar, transportar e organizar a nova residência você precisará destes objetos. Exemplo válido foi o fato de minha mãe guardar o xampu e condicionador que estávamos utilizando em nosso dia a dia. Guardado, tivemos de caçar tais objetos para prosseguirmos nossa vida com a higiene devida.

·         SEISO – SENSO DE LIMPEZA

Ao embalarmos, podemos analisar os objetos que iremos embalar quanto estar limpo ou quebrado e se, ao embalarmos com outros objetos, iremos contaminar/sujar ou quebrar mais objetos.

Outro grande exemplo desta minha última mudança foi a grande idéia que tive ao juntar panos para o chão com as toalhas de mesa. Resultado escutei horrores de minha mãe (rsrs), porque precisará lavá-las novamente.

·         SEIKETSU – SENSO DE SAÚDE

Nesta mudança, tivemos uma grande oportunidade para avaliar melhor e buscar preservar mais nossa saúde. Depois dos 20 anos, comecei apresentar sinais de alergia e a cada ano, novas pesquisas nos alimentam com informações e enxergamos melhor o que poderia facilitar ou desencadear um processo alérgico.

Resultado: Jogamos fora algumas caixas de sapato. Sempre guardamos os nossos sapatos em caixas para conservar mais. Atualmente estamos buscando novas caixas (se alguém tiver para nos doar, por favor! Rsrs);

·         SHITSUKE – SENSO DE AUTODISCIPLINA

Este Senso, sempre defini como se autopoliciar. É fiscalizar seus próprios atos com relação a cada uma das quatro etapas anteriores.

Então quanto ao Senso de Utilização dos objetos analisarei constante mente se ainda preciso do que se encontra em meu quarto, até quanto acho que precisarei destes objetos e ao fazer novas compras pensar se realmente preciso ou se a compra está sendo motivada por uma simples vontade sem necessidade; Senso de Ordenação criarei padronizações para separar meus objetos por função e guardar-los juntos no mesmo espaço, por exemplo: Materiais de informática, em minha estante onde fica meu notebook e impressora. Livros nas estantes. Respeitando seus temas (aventura, ficção, auto-ajuda, técnicos entre outros), ordem alfabética e os que eu estiver lendo atualmente, deixá-lo na primeira posição mais próxima da cama; Senso de Limpeza criarei uma pequena agenda para separar as tarefas como limpar o chão, janela, ventilador e os móveis em pequenas tarefas a serem divididas entre os cinco dias úteis da semana (desconsiderando o sábado); Senso de Saúde evitarei objetos que facilmente acumulem ácaros e fungos, como papel, papelão, tapetes, tênis sujos entre outros.

 

E aí, vocês conseguem visualizar minhas dificuldades e novas estratégias quanto a minha nova residência?

Opinem!

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário